Empreendedorismo e Responsabilidade Social

Em que o empreendedorismo está ligado à responsabilidade social?

Empreender vai além dos desejos, anseios e ambições naturais, características inerentes ao dom. Empreender traz consigo responsabilidades e neste artigo falaremos sobre uma delas: a responsabilidade social.

O empreendedor é gerador de renda para outras famílias. Traz consigo pessoas que acreditam no seu negócio ou minimamente cobiçam aquela oportunidade que lhes é ofertada. Essa é a responsabilidade social, a geração de empregos e manutenção dos postos de trabalho.

Nesta pandemia, quantos empregados se sentiram inseguros quanto a seus empregos? Quantos foram afastados, na incerteza se voltariam? Quantos foram de fato demitidos?

Infelizmente empresas não são entidades filantrópicas, o custo deve ser acompanhado de perto, pois uma correta gestão determina a longevidade do negócio, demitir foi a saída de muitos, por questão de sobrevivência. Mas também tiveram aqueles que mantiveram os empregos, seguraram a barra, e tem conseguido gerir a equipe sem baixas.

Empreender não é apenas ambição, sonho. Empreender é responsabilidade, é saber que outras pessoas precisarão de você, é entender que sua equipe pode ser o seu ativo mais precioso. Negócios que dependem do coletivo devem valorizar o seu time e entender da importância da sua segurança e tranquilidade para um bom desempenho.

Saiba você, empresário, que sua equipe espera seu amparo, sua segurança. Saiba você do seu papel social. Nunca se esqueça do bem estar da equipe. Eles esperam e contam com a sua ajuda ao longo da caminhada. Vai além da obrigação pecuniária, vai além da obrigação legal, é uma obrigação social.

Se você pensa em empreender, mas ainda não levou em conta suas responsabilidades sugerimos que pare, refaça seu planejamento, reveja sua postura, caso seu negocio demande uma equipe, cuidado, pessoas precisam umas das outras e seus empregados devem ser parte do seu sonho.

Caso contrário o empreender simplesmente pelo lucro, pelo sucesso, sempre será vazio. Aos que querem ir mais longe, em algum momento precisarão de apoio.

Esteja certo do seu papel social, quando o trabalho é feito de bem e pelo bem, as circunstâncias sempre ajudam.

 

Texto de Frederico Garcia Aziz – diretor Kimera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *